O Julgamento das TaÇas
Esse é o último dos três julgamentos que o Senhor enviará à terra durante o período de Tribulação. Será uma punição especialmente focada no anticristo e a todos aqueles que aceitaram sua marca.
O julgamento das taças ocorrerá durante a segunda metade dos sete anos de Tribulação (42 meses finais), período este chamado de "A Grande Tribulação".
Quarta TaÇa:para brasar a todos
- Apocalipse 16:8-9
"E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse (queimasse) os homens com [feroz e incandescente] fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores (fogo), e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram [não sentiram qualquer tipo de lamentação, contrição e arrependimento por sua rebeldia, recusando-se a deixarem seus caminhos] para lhe darem glória."
Deus aumenta a temperatura do sol, de modo que todos os homens passam a ser queimados quando expostos aos raios solares. Mesmo assim, muitos ainda blasfemarão contra Deus e não se arrependerão. Aqui é um ponto interessante: A Palavra diz que toda língua confessará que o Senhor é Deus (Romanos 14:11 ). Mesmo aqueles que rejeitaram a Deus através da marca da besta, Deus exige deles que se arrependam e confessem que Ele é Deus. Durante este julgamento, ainda há os que não confessam a soberania do Senhor.
“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações, em perplexidade [sem recursos, confusas, deixadas em dúvida, sem saber o que fazer] pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto [todos] os poderes do céu serão abalados. E então verão vir o Filho do Homem em uma nuvem, com poder e [Sua] grande glória [majestosa]. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.” - Lucas 21:25-28
Quinta TaÇa: HaverÁ trevas sobre o reino do anticristo
- Apocalipse 16:10-11
"E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso [mergulhado em trevas]; e eles mordiam as suas línguas de dor [latejante em aflição]. E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas (úlceras), blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras [pelas coisas que fizeram]."
É importante perceber que as feridas da primeira taça ainda estão fazendo efeito sobre os homens. Contudo, os versículos acima enfatizam que as feridas pioram com a escuridão do reino da besta. Ainda muitos insistirão em não confessar a soberania de Deus.
Sexta TaÇa: O rio Eufrates seca
- Apocalipse 16:12
"E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho [para a vinda] dos reis do oriente."
A secagem do rio Eufrates é uma preparação para a vinda dos reis do oriente (leste asiático). Os "reis do oriente" aqui mencionados são muito provavelmente a China. Esta é a única referência sobre a China em toda a Bíblia.
Geograficamente, o rio Eufrates separa o Oriente Médio do resto da Ásia. Ao secar, os chineses poderão vir, com seus exércitos, também por terra, até chegarem ao vale de Megido ou Armagedom, para a última batalha contra Jesus Cristo.
- Apocalipse 16:17-21
"E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito [Terminou! Está cumprido! Chegou ao final!], . E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande (excessivamente opressiva) saraiva, pedras do peso de um talento [cerca de 34 kg]; e os homens blasfemaram de Deus por causa da [tortura da] praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande."
É o último dos julgamentos. O santuário exclama: "Está feito!"
Ocorre então o terremoto mais violento de toda a história da humanidade. Saiba mais sobre os terremotos e o fim dos tempos clicando aqui. Este terremoto será violentíssimo e de nível mundial edesmontará a Babilônia (aqui citada como "grande cidade") em três partes, por causa da ira de Deus.
A lista realmente é grande e nos impressiona. Jesus nos disse que esse sinal aconteceria antes de seu retorno, mas ainda não seria o evento definitivo para sua segunda vinda.
- Mateus 24:7-8
"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores [de parto e de uma angústia intolerável]." - Lucas 21:11
"E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências (pragas: doenças epidêmicas malignas e contagiosas que são mortíferas e devastadoras); haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu."
Após o terremoto, pedras de quase 34 kg cairão do céu sobre os homens. "Um talento" é uma medida de massa e equivale a cerca de 34 kg. Ainda sim, os homens continuam a blasfemar de Deus e não reconhecem seu Senhorio.
Com isto, terminam os julgamentos de Deus sobre a terra. Com isto, tudo está preparado para o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo.
O termo "nação contra nação, reino contra reino" usado aqui pelo Senhor Jesus, foi o mesmo termo usado em 2 Crônicas 15:1-7 e Isaías 19:1-2.
A história da humanidade sempre foi marcada pelas guerras. Porém , o século XX foi, sem sombra de dúvida, o século onde mais houve as maiores guerras ao redor do mundo. Guerras não só em quantidade, mas também em nível de devastação. Pelos noticiários, nós ficamos sabendo apenas das guerras que são notícias em âmbito mundial. Os conflitos menores acabam nem sendo noticiados. O terrorismo é uma modalidade de guerra que voltou com toda força no século XXI.
Fome e epidemias logo antes da volta de Jesus
“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” - Mateus 24:7-8
“E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.” - Lucas 21:11
Ao analisarmos Mateus 24:7-8 e Lucas 21:11 mais cuidadosamente, o Senhor Jesus diz que as guerras serão seguidas de fomes, de pestes, de terremotos em vários lugares. O versículo nos diz que não necessariamente as epidemias, as fomes e os terremotos acontecem por causa da guerra. Mas são vários eventos que acontecem sucessivamente e simultaneamente.
A Primeira e a Segunda Guerra Mundial foram seguidas pela fome enfrentada pela população, principalmente nos períodos de pós-guerra. O término da Primeira Guerra Mundial foi marcado pela grande epidemia de influenza (gripe espanhola) dizimando a população européia, em 1918 – estima-se que 50 a 100 milhões de pessoas morreram.
Surge a AIDS, em meados dos anos 70, cuja vacina tem sido um desafio aos cientistas até os dias de hoje. Após as guerras mais recentes, mais epidemias têm surgido no cenário mundial. É o caso do Ebola, oriundo do Zaire, na África, que surgiu nos anos 90, matando boa parte da população daquela região.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia aumentou no século XXI, os vírus também têm evoluído tornado-se cada vez mais fortes e perigosos. Em 2002 e 2003 aparece a SARS, ou a pneumonia atípica asiática, assustando a todo o globo terrestre e matando vários chineses em Hong Kong. Todas as autoridades ao redor do mundo todo entraram em alerta total nos aeroportos e portos marítimos, na tentativa de combater a epidemia.
Terremotos
O número de terremotos tem aumentado assustadoramente nos últimos 20 anos. Entre 2000 e 2010, aconteceram mais de 200.000 terremotos em toda a faixa da escala Richter, de acordo com o United States Geological Survey, dos EUA. Gostaríamos de ressaltar o que Jesus disse em Mateus 24:7-8:
“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores." - Mateus 24:7-8
Em Apocalipse, nos capítulos 6, 11 e 16, estão previstos os piores terremotos da história. Serão terremotos de nível mundial. Todos eles ocorrerão durante o período de Tribulação.
“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;” - Apocalipse 6:12
“E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.” - Apocalipse 11:13
“E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.” - Apocalipse 16:18
O Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo
Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). E finalmente, após os sete anos de Tribulação, conclui a sua segunda vinda aparerecendo a todas as nações da terra.
A volta de Jesus à terra tem três razões fundamentais:
- o julgamento de seus inimigos
- estabelecer o seu reino
- governar o mundo por mil anos
Existem 318 predições na Bíblia a respeito da volta de Jesus à terra. Citaremos três passagens fundamentais:
- 1 Coríntios 1:7
"De maneira que nenhum dom [conscientemente] vos falta [o qual vem pelo poder da graça divina operando em vossas almas pelo Espírito Santo], esperando [e constantemente vivendo na esperança de que ocorra] a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo..." - 1 Tessalonicenses 3:13
"Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias) com todos os seus santos (o povo santo e glorificado de Deus) ." - Tito 2:13
"Aguardando a [realização e o cumprimento da nossa] bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias, o Ungido);"
O Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo porá um fim às mentiras de Satanás e inaugurará o reinado de mil anos de paz verdadeira sobre a terra.