segunda-feira, 28 de março de 2011

As posições pré, meso e pós-Tribulacionista para o Arrebatamento

As posiÇÕes prÉ, meso e pós-Tribulacionista para o Arrebatamento

Nesse estudo, adotamos a posição pré-Tribulacionista para o momento do Arrebatamento, que é considerada a posição mais biblicamente correta e condicente com a seqüência dos acontecimentos pertinentes ao final dos tempos. A preocupação é estar sempre de acordo com a Bíblia no tocante à seqüência cronológica dos eventos que marcam a Volta de Jesus Cristo. Queremos deixar claro que respeitamos outras posições quanto ao Arrebatamento, porém adotamos esta como a mais sensata para a seqüência dos acontecimentos no final dos tempos.

Apresentamos, a seguir, as posições pré, meso e pós-Tribulacionista para a ocasião do Arrebamento.

O Arrebatamento pré-Tribulacionista1

O Arrebatamento pré-Tribulacionista se baseia no cumprimento da 70ª. semana de Daniel, quando o anticristo fará um acordo de paz com Israel, imediatamente iniciando o período de sete anos de Tribulação. Antes desse período, a Igreja de Jesus Cristo é ressuscitada e arrebatada com todos os seus santos vivos e levada à casa do Pai (João 14:1-3), julgada e recompensada por suas boas obras (2 Coríntios 5:10).

Após os sete anos de Tribulação, Jesus Cristo retorna em seu Aparecimento Glorioso e destrói o anticristo e o falso profeta, prende Satanás por mil anos (Apocalipse 20:3) e estabelece o governo milenar.

Arrebatamento algum tempo logo antes da Tribulação (1 Ts 4:13-17)

Era da Igreja

Eternidade

3 1/2 anos
1/2 semana de Daniel 9:27

3 1/2 anos
1/2 semana de Daniel 9:27 = 1 tempo + tempos + 1/2 tempo (Ap 12:14)

Primeira vinda de Cristo

O anticristo quebra o acordo de paz, profana o templo (2 Ts 2:3-4)
Começa a Grande Tribulação

A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)

O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11)

Seguem alguns dos motivos que justificam que o Arrebatamento Pré-Tribulacionista é a posição mais correta de ser aceita:

  • A Palavra nos diz claramente em Mateus 3:7, Lucas 3:7 e 1 Tessalonicenses 1:10 que os cristãos são salvos da "ira futura" (um dos termos usados para denominar a Tribulação)
  • A Palavra também nos diz em Apocalipse 3:10, Romanos 5:9, 1 Tessalonicenses 1:10 e 5:9 que os cristãos serão protegidos da "hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". Essa tentação ainda não aconteceu, mesmo sabendo que atualmente o mundo viva sob uma opressão como nunca antes houve na história da humanidade. A igreja ainda está aqui na terra, orando e guerreando. A tentação referida nos versículos acima se refere a uma opressão ainda mais intensa, que só ocorrerá depois que a Igreja for retirada da terra, por ocasião do Arrebatamento
  • O ponto de vista pré-Tribulacionista é o mais lógico da Bíblia no que se refere à Segunda Vinda de Cristo sempre que tomamos o significado das profecias de maneira simples e literal
  • A posição pré-Tribulacionista do Arrebatamento é a única que distingue claramente a Igreja de Israel. A Igreja aparece até Apocalipse 4:3, depois o livro de Apocalipse mostra o foco principal durante a Tribulação, que é Israel. Somente em Apocalipse 18:24 vemos a Igreja retornando (após os sete anos de Tribulação)
  • Apenas a posição pré-tribulacionista preserva o poder motivador do retorno iminente de Cristo, que era o grande desafio da Igreja primitiva
  • Em João 14:1-3, Atos 1:11, 1 Coríntios 15:52-52, Filipenses 3:20, Colossenses 3:4, entre outras passagens, os apóstolos ensinaram que Cristo poderia retornar a qualquer momento. Sem tal expectativa, a Igreja perde o foco espiritual e tem a tendência de se tornar morta
  • A posição pré-tribulacionista é a única distingue claramente entre Israel e a Igreja
  • O ponto de vista pré-tribulacionista mantém a certeza da Palavra de que os cristãos serão guardados da Tribulação.

Existem ainda mais razões pelas quais se justifica o Arrebatamento pré-Tribulacionista como a posição mais correta biblicamente de ser aceita.

O Arrebatamento meso-Tribulacionista1

O Arrebatamento meso-Tribulacionista é parecido ao pré-Tribulacionista, porém assume que o Arrebatamento ocorrerá no meio da Tribulação, tomando como base Mateus 24:15,21 e Apocalipse 11:12.

Neste ponto de vista, a Igreja passaria pela ira e a perseguição do anticristo na primeira metade da Tribulação. A posição meso-Tribulacionista usa a profecia das duas testemunhas em Apocalipse 11 para apontar que o Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação:

  • Apocalipse 11:12
    "
    E [as duas testemunhas] ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram."

Era da Igreja

Eternidade

3 1/2 anos
1/2 semana de Daniel 9:27

3 1/2 anos
1/2 semana de Daniel 9:27

Primeira vinda de Cristo

Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação (1 Ts 4:13-17)

A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)

O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11)

Porém, a posição meso-Tribulacionista tenta se justificar usando os seguintes argumentos:

  • O termo "Subi para aqui" de Apocalipse 11 seria o momento do Arrebatamento da Igreja, mas nesse versículo fica claro que quem sobe são somente as duas testemunhas, e não a Igreja como um todo
  • Apocalipse 12:14 estaria em seqüência cronológica a Apocalipse 11 quando diz "um tempo, tempo e metade de um tempo" (42 meses = 3,5 anos) e seria a justificativa de que após o Arrebatamento haveriam somente mais 3,5 anos de Tribulação. Tal conclusão é incorreta porque a Igreja já não é mencionada entre Apocalipse 4 e 18 (o Arrebatamento já ocorreu). Apocalipse 12 marca o meio da Tribulação, mas já sem a Igreja nesse cenário

A posição meso-Tribulacionista não é considerada biblicamente correta pois nega vários versículos bíblicos que garantem que Deus guardará a Igreja da Sua Ira durante a Tribulação2. Clique aqui para saber quais são estes versículos. Outro fator importante é que a Bíblia jamais afirma em lugar nenhum que o anticristo deveria vir primeiro para que o Arrebatamento acontecesse. Basta olhar o gráfico acima para concluir que se a Igreja fosse arrebatada no meio da Tribulação, o anticristo já estaria presente e governando.

Portanto, a posição meso-Tribulacionista para o Arrebatamento não é a mais correta de ser aceita.

O Arrebatamento pós-Tribulacionista2

No Arrebatamento pós-Tribulacionista, o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo se fundem em um só evento. Em outras palavras, a posição pós-Tribulacionista não considera o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo como dois eventos distintos.

O conceito do pós-Tribulacionismo se apóia na identificação incorreta da Igreja como sendo os santos da Tribulação3, sendo que os santos da Tribulação se referem aos convertidos após o Arrebatamento, quando não há mais Igreja sobre a terra. Ou seja, para a posição pós-Tribulacionista, a Igreja passaria por todo o período de Trbulação, mas em seu final seria arrebatada, com a segunda Vinda de Cristo. Não existe nenhuma passagem bíblica que justifique este argumento e por isso, esta posição tem sido freqüentemente refutada.

Era da Igreja

Eternidade

3 1/2 anos

3 1/2 anos

Primeira vinda de Cristo


A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)

Arrebatamento ocorreria somente no fim da Tribulação (Ap 19:11)

O pós-Tribulacionismo ensina que, como a Igreja é avisada de que sofrerá perseguições e tribulações, então fatalmente ela passaria pelo período de Tribulação2. Tal fato nega as promessas do Senhor de livrar a Igreja da Tribulação e além disso também não distingue a Igreja de Israel. Entre Apocalipse 4 e 18, a Igreja está claramente ausente e o foco de perseguição do anticristo passa a ser Israel.

Portanto, a posição pós-Tribulacionista não é biblicamente correta para ser aceita.

ConclusÕES

Apenas estamos explicando aqui os argumentos bíblicos para se adotar o Arrebatamento pré-Tribulacionista como sendo o mais biblicamente correto. Mas tudo isso não é o mais importante.

Seja qual for a posição do Arrebatamento (pré, meso ou pós-Tribulacionista), fato é que estamos na iminência de Jesus voltar, e temos muito trabalho a fazer, que começa por santificarmos nossas próprias vidas, restaurarmos a Noiva (a Igreja) e pregar o evangelho a todo ser humano que ainda não teve a oportunidade de escutar o evangelho uma vez sequer.

Temos que adornar e preparar a Noiva para receber o Noivo dignamente em sua volta.

Bibliografia

1 LAHAYE, Tim. Motivos para crer no arrebatamento pré-tribulacionista. Bíblia de estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1271-1274.

2 BENWARE, Paul. A ocasião do arrebatamento. Bíblia de estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1114.

3 COUCH, Mal. Postribulationism and 2 Thessalonians 2:1-12. 2002 Pre-Trib Study Group from Pre-Trib Research Center, 2002. URL: http://www.pre-trib.org/article-view.php?id=119.

4 comentários:

  1. REFUTAÇÕES À TEORIA PRÉ-TRIBULACIONISTA:
    A preocupação é estar sempre de acordo com a Bíblia no tocante à seqüência cronológica dos eventos...(?)
    ______________________________________________________________

    Olá colega pré, se as suas palavras acima forem verdadeiras, então vc. terá que formatar urgentemente a tua linha de interpretação escatológica.
    Nos desculpe, mas a visão pré-tribulacionista apresenta muitos os erros, entre eles: Os pré, desconhecem totalmente os três principais fundamentos proféticos: Grande Tribulação, Vinda de Jesus e Arrebatamento da Igreja.

    -O 1º ERRO PRÉ: Uma Grande Tribulação de sete anos, baseada apenas na “última semana de Daniel” (???). Dan. 9:24
    Nem Daniel, e nem as demais Escrituras afirmaram jamais, que “toda a Gr. Trib.” será somente de “sete anos”, isso é pura especulação dos pré.
    Antes sim, a Escritura afirma que esses sete anos serão para o povo de Deus Israel/gentios dos últimos dias (como foi as 69 semanas sobre os ramos naturais), perfazendo apenas “dois períodos de tribulação”, dentro dos “QUATRO PERÍODOS” de toda a Grande Tribulação”.

    No Seu ensino de Mateus 24, Jesus revelou a Igreja os vários sinais, dos acontecimentos do fim, os quais aconteceriam não somente ao mundo pecador, mas principalmente sobre Sua Igreja; de forma Minoritaria - prefigurativa sobre a Igreja de seus dias, e majoritária - total, sobre a Igreja mundial da última geração.

    -O 2º ERRO PRÉ: Ignorar o sinal - período do Principio de Dores, ensinado por Jesus, o qual vem antes da última semana: A Terceira Guerra Mundial.
    Mat. 24:
    6 “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
    7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
    8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores”.

    -O 3º ERRO PRÉ: Confundir a 1ª Besta com a outra Besta - o Anticristo:
    No Apocalipse 13 João foi claro ao mostrar duas bestas que dominarão o mundo, cada uma ao seu tempo.
    Porém, os pré em sua pregação confusa, não conseguem discernir qual Besta perseguirá quem? E qual Besta fará aliança com os israelitas!
    Ao visualizar só uma Besta, os pré afirmam que ela perseguirá só Israel, e não a Igreja (que foi arrebatada antes). Porém, esquece que no período da 1ª Besta, Israel será aliada dela; quem será perseguida é a Igreja nos primeiros 42 meses.

    -A firmam erroneamente também, que o Anticristo “FARÁ ALIANÇA COM ISRAEL”, conforme colocado pelo escritor pré acima. Porém quem fará essa aliança com Israel, será a 1ª Besta que virá antes do Anticristo.

    A MANIFESTAÇÃO DA 1ª BESTA (Apoc. 13:1 a 10). Perseguição maciça de todos os cristãos em todo o mundo.
    Depois “do primeiro período da G.T.” a 3ª guerra mundial (tempo indefinido aqui?), inicia “o segundo período da G.T.” a contagem da primeira metade da “última semana de Daniel”, 42 meses da 1ª Besta (Apoc. 13:5), a qual fará uma aliança com Israel (Isa. 28:18), iniciando uma ferrenha perseguição aos cristãos em todo o mundo.
    Mat. 24:
    9 “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
    10 NESSE TEMPO muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.

    Jesus foi claro ao mostrar no v. 10, “O TEMPO” do cumprimento dessa perseguição, “a tribulação para a Igreja da ultima geração”(Mat. 24:34); ou seja: depois do Princípio de Dores, a partir da manifestação da 1ª Besta.

    Continua...

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  2. -A MANIFESTAÇÃO DA OUTRA BESTA - O ANTICRISTO (Apoc. 13:11 a 18).
    Perseguição maciça aos israelitas em todo o mundo, após os 42 meses da 1ª Besta -“o segundo período da G.T.” inicia do “terceiro período” tribulacional, a outra metade da “última semana de Daniel”, os 1.290 dias da outra Besta – Anticristo, a qual romperá a aliança com Israel, feita pela 1ª Besta antes, dando início aos terríveis dias da “angústia para Jacó” (Jer. 30:7).
    Mat.24:
    15 “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
    16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
    17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
    18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
    19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
    20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
    21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
    22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.

    Nesse “terceiro período tribulacional” – do Anticristo, a Igreja ainda estará presente no cenário mundial cerca de 30 dias, para testemunho das palavras do Senhor (25 “Eis que eu tenho predito”); depois ela fugirá-será levada ao deserto fora da presença do Anticristo, onde será sustentada por 1.260, os dias finais do período absoluto do Anticristo (Apoc. 12:6).

    Recapitulando:
    -O Anticristo não fará nenhuma aliança com Israel, pelo contrário: Ele romperá a aliança feita pela 1ª Besta com Israel.
    -O Anticristo tentará perseguir a Igreja, porém Ela fugirá e será protegida no deserto; então ele voltará e perseguirá “O RESTO DA SEMENTE DA MULHER - IGREJA”, os remanescentes israelitas (Apoc. 12:17).

    -O 4º ERRO PRÉ: Não enxergar que, antes dos versos 29,30 e 31 de Mateus 24, Jesus, não fala de Sua Vinda e nem do arrebatamento da Igreja.

    Depois dos 1.290 dias do Anticristo (a outra metade da última semana), Jesus acentuou outra vez “a tribulação daqueles dias, que viria antes de sua Vinda, sobre Seu povo: Igreja/Israel:
    Mat. 24:
    29 “E, LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
    30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.

    A GRANDE TRIBULAÇÃO ACABA COM A VINDA DO SENHOR?
    Importante lembrar que, tanto a escola teológica pré, meso ou pós-tribulacionistas, consideram errôneamentes esses versos acima, como sendo o fim da Grande Tribulação.
    Porém, a Grande Tribulação, não acaba com a Vinda do Senhor, mas ela continuará ainda, depois de Sua Vinda e vai até a Batalha do Armagedom na consumação dos séculos.

    A partir da Vinda de Jesus, inicia “o quarto e último período da Gr. Trib.” nele cumprir-se-á os dias da vingança do Senhor – confundido por muitos com o momento da vinda do Senhor (Isa.13:5 a 13). O dia da vingança do Nosso Deus sobre a cabeça dos ímpios, dos que receberam o sinal da Besta, dos que perseguiram antes Seu povo (Isa. 35:4). O dia do Juízo sobre toda a carne (Isa. 66:18 – Jd. 14-15). A colheita “primeiro do joio” *Mat. 13:30;40,41 e 49), também chamado por João de a Ira do Cordeiro (Apoc. 6:12 a 17), ao toque das seis trombetas das pragas (a Sétima ou Última trombeta é a do tempo da ressurreição dos mortos/arrebatamento Apoc. 11:1 a 18), continua com o derramar das sete taças dos juízos de Deus (Apoc. 15), e acaba com a Batalha do Armagedom, em Megido.

    Jaime e Júlio – Curitiba Pr.
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  3. Que vc seja Pré tribulacionista é um direito que te assiste, então discorra apenas sobre isso. Sua explanação sobre as três correntes teológicas foi tendenciosa e sem fundamento das duas que vc não crê, chegando a desmerece-las. Portanto é bom que fale somente do que vc crê. Ficou feio o "estudo" tendencioso.

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  4. Jesus virá a "segunda" e única vez DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO.
    Pregar pré e mid/meso tribulação é anular versículo bíblico, e colocar em risco a salvação. Veja logo abaixo a condenação para quem muda a profecia do livro de apocalipse. Lembre que os pré-tribulacionistas pregam uma vinda de Jesus ao toque da quarta trombeta, mas em apocalipse diz que será ao toque da trombeta do sétimo anjo – portanto, na sétima trombeta.
    Os pré, mid tribulacionistas pregam vinda invisível, enquanto a bíblia fala que Jesus virá VISÍVEL, pregam que haverá salvação pela lei, e somente de Judeu. No entanto, o livro de apocalipse fala que haverá salvação de todas as tribos, línguas e povos da terra. Pregam que a igreja não passará pela grande tribulação, no entanto, o livro de apocalipse fala de perseguição, de guerra, de tribulação, de morte de servos,...
    Por outro lado o Senhor claramente disse que virá DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO (isso os pré-tribulacionista não leram)... O apóstolo Paulo disse que outro evangelho diferente do que ele pregou era "ANATEMA", "MALDITO"... Paulo ensino que Jesus virá "ante" o toque da última trombeta... Ele também disse que "TODOS" os que amam a vinda de Jesus receberão a coroa da vida na segunda vinda de Jesus... Paulo nada ensinou que levasse a crer em vinda invisível, ou em vinda antes do "anticristo" e "ante da apostasia total"...
    APOCALIPSE 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    MATEUS 24:29,30,31 E, logo depois da aflição daqueles dias, ... 30 ...Verão o Filho do homem... 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus;
    MARCOS 13:19... Porque naqueles dias haverá uma aflição tal,... 24... Depois daquela aflição, ... 26 E então verão vir o Filho do homem nas nuvens...
    LUCAS 21:27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória;
    HEBREUS 9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
    APOCALIPSE 10:6... Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos;
    I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, “ante” a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (Esclarecendo: O livro de apocalipse fala que serão tocadas sete trombetas. Portanto, a última trombeta é a sétima trombeta).
    .Os versículos acima demonstram que Jesus virá DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO, ANTE O TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA.
    ESTUDOS (SOMANDO mais de 500 PAGINAS) NA PÁGINA WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR os quais com abundantes fundamentos comprovam que a vinda de Jesus será ÚNICA E DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. Os nomes dos estudos no site são: “O MARANATA E ASSUNTOS CORRELACIONADOS", "ARREBATAMENTO SERÁ DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO" , "O CORPO DE CRISTO O POVO DO SENHOR E SOMENTE UM" ,” ABC CONTRA UM ARREBATAMENTO ANTES DA GRANDE TRIBULACAO”,”AS MUDANCAS NA PROFECIA DO APOCALIPSE”...

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texto

Estudo sobre o Final dos Tempos.



1. As crianças também correrão o risco de não serem arrebatadas e sofrerem os sete anos de Tribulação?

2. Alguém pode receber a marca da besta por engano e conseqüentemente perder a salvação?

3. Mas Jesus não voltará somente quando todos no planeta Terra o aceitarem como Senhor e Salvador?

4. O Espírito Santo se retirará da Terra após o arrebatamento?

5. O Arrebatamento é o evento que iniciará o período de Tribulação?

6. Os novos convertidos (durante o período de Tribulação) poderão fugir ou traçar planos de fugas contra a perseguição do Governo do Anticristo, seja morando nas cavernas, porões, florestas etc.?

7. Existe alguma restrição contra a gravidez durante a Tribulação? O Jesus quer dizer quando menciona as passagens seguintes?

"Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado..." (Mateus 24:19-20)

"Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo." (Lucas 21:23)

O livro "Código da Bíblia", como base para o estudo de profecias sobre o final dos tempos?

Respostas:

1. As crianças também correrão o risco de não serem arrebatadas e sofrerem os sete anos de Tribulação?

Resposta: O Senhor Jesus faz referências importantíssimas em Lucas 18:15-17 que nos ajudam a responder esta questão de maneira precisa:

"Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; mas os discípulos, vendo isso, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele."

Portanto, as crianças que são puras de coração serão todas arrebatadas, porque não têm ainda a consciência de aceitar a Jesus em suas vidas. Por isto, o próprio Senhor Jesus reservou o reino de Deus para elas.

Mas o que dizer daquelas crianças que já cometem assassinatos, roubam, fazem tráfico de drogas, como os adultos? Um exemplo claro disto está no filme "Cidade de Deus".

Jesus foi muito preciso quando disse "Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele". Significa que o coração de um adulto deve ser puro como de uma criança para entrar no reino de Deus. O mundo em que vivemos corrompe o nosso coração de modo que o único meio de nos salvarmos é nos arrependermos aceitando a Jesus em nossas vidas.

Para estas crianças que cometem estes delitos, valem as mesmas regras, porque elas não são mais puras de coração. São adultos corrompidos em corpos de crianças e necessitam do arrependimento e da salvação por meio de Jesus. Talvez seja esta hipótese foi usada na cena final do filme "O Arrebatamento", onde, na cena do parque, algumas crianças foram arrebatadas e outras não.

2. Alguém pode receber a marca da besta por engano e conseqüentemente perder a salvação?

Resposta: Não. A Palavra de Deus garante que a marca da besta é uma opção consciente. Isto quer dizer que a pessoa escolherá ou não receber a marca. Claro que se ela não optar pela marca, sofrerá as conseqüências por parte do anticristo. Clique aqui para mais detalhes sobre este tema.

3. Mas Jesus não voltará somente quando todos no planeta Terra o aceitarem como Senhor e Salvador?

Resposta: Não. Esta idéia incorreta aparece por causa de uma má interpretação de Mateus 24:14:

"E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim."

Jesus afirma que o evangelho será pregado no mundo inteiro, mas não quis dizer que todas as pessoas no mundo o aceitarão como Senhor e Salvador. Infelizmente existirão aqueles que não aceitarão o evangelho, conforme o próprio Senhor Jesus diz logo a seguir, em Mateus 25:31-34,41:

31Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
34Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
41Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;

Portanto, a segunda vinda de Jesus não está condicionada a todos estarem o aceitando.

4. O Espírito Santo se retirará da Terra após o arrebatamento?

Essa dúvida, sobre se o Espírito Santo estaria ou não estaria presente durante a última semana profética de Daniel, ou seja, o período de sete anos de Tribulação, surge porque existem três posicionamentos quanto à ocasião do Arrebatamento:

  1. A posição pré-Tribulacionista - que assume que o Arrebatamento ocorrerá antes da Tribulação
  2. A posição meso-Tribulacionista - que assume que o Arrebatamento ocorrerá depois de três anos e meio de Tribulação
  3. A posição pós-Tribulacionista - que assume que o Arrebatamento ocorrerá depois dos sete anos de Tribulação, e funde o evento do Arrebatamento com o evento do Aparecimento Glorioso de Cristo Jesus. Alguns se referem a Mateus 24 para justificar que Jesus estaria afirmando que a Igreja passaria pela Tribulação, mas Jesus se refere aos seres humanos em geral neste caso, e não se restringiu à Igreja, mas ao que aconteceria a todo aquele que não vigiasse sobre Sua Volta.

Note que as posições 2 e 3 assumem, portanto, que a Igreja estaria presente Tribulação e, nesses posicionamentos, após o Arrebatamento, ninguém mais além da Igreja seria salvo, porque quem poderia ter sido salvo durante a Tribulação, já estaria sendo arrebatado. Por isso essas posições assumem que o Espírito Santo sairia da terra após o Arrebatamento e causa certas dúvidas aos irmãos, baseado em 2 Tessalonicenses 2:6-7:

"E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;"

Esses versículos comentam a respeito da aparição do anticristo na terra. Sem sombra de dúvidas, todos concordamos que aqui "o que detém e o que resiste" à aparição do anticristo é o Espírito Santo.

Respeitamos aqueles que assumem as posições 2 e 3, porém defendemos a posição pré-Tribulacionista (1) quanto à ocasião do Arrebatamento pelas razões descritas dentro do site, principalmente pelos motivos abaixo:

  1. Não há versículos ou evidências bíblicas que comprovem que a Igreja passaria pela Tribulação
  2. Hebreus 13:8 afirma claramente que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, portanto Jesus não "mudaria de opinião" durante a Tribulação e abandonaria homens e mulheres que, mesmo após o Arrebatamento, e sofrendo a opressão do governo do anticristo, se convencessem do pecado e O aceitassem como Senhor e Salvador
  3. Anexando o item 2 a João 16:8, a Bíblia nos afirma claramente que somente o Espírito Santo convence do pecado, do juízo e da justiça. Então, ninguém é levado ao arrependimento e à aceitação de Jesus como Senhor e Salvador se não for por meio do Espírito Santo. Portanto, a partir da posição pré-Tribulacionista, isso será verdade também durante a Tribulação (após o Arrebatamento)
  4. Apocalipse 7:9 mostra um exemplo claro de uma colheita de almas grandíssima, a qual João não podia contar, e esses são justamente pessoas que aceitaram Jesus durante a Tribulação (note que a igreja está ausente entre Apocalipse 4 e Apocalipse 18 porque simplesmente foi arrebatada). Por isso, assumimos que Apocalipse 7:9 se passa durante a Tribulação

Baseado nisso, cremos que somente o empenho da pessoa em crer durante a Tribulação não será suficiente de fazê-la convencer-se do pecado, mas ainda sim haverá a ação do Espírito Santo.

Chega então o ponto crucial: o que quer dizer então 2 Tessalonicenses 2:6-7? O Espírito seria realmente retirado da terra?

A resposta é não. O que vai ser retirado da terra é a ação de restrição do Espírito Santo que impede a aparição do anticristo no cenário mundial. Hoje, com a Igreja na terra (a verdadeira Igreja que ora e guerreia no intuito de estabelecer o reino de Deus na terra), as orações sobem a Deus porque tanto Jesus (Romanos 8:34), como o Espírito Santo (Romanos 8:26) intercedem por nós.

Automaticamente, o Espírito Santo, que é a pessoa de Deus que está aqui na terra, age de modo a estabelecer o reino de Deus na terra e isso restringe a aparição do anticristo, de toda iniqüidade querendo tomar conta da terra. Note que, com o passar dos anos, a violência e a iniqüidade na terra vai gradativamente aumentando, porque o Espírito Santo gradativamente vai deixando de restringir a ação maligna, para que se cumpra na totalidade 2 Tessalonicenses 2:6-7. Ou seja, o Espírito Santo de Deus restringe que isso ocorra muito mais rapidamente, senão o anticristo já estaria em seu governo mundial hoje.

A partir do momento em que a Igreja for arrebatada, não haverá mais quem ore a Deus nesse sentido, e então será esse o indicativo para que o Espírito Santo deixe de restringir totalmente que o anticristo apareça. O anticristo aparecerá em um momento de total caos no mundo e, principalmente no Oriente Médio, propondo e realizando falsos milagres e falsos prodígios, convencendo a todos (2 Tessalonicenses 2:8-10).

Isso tudo não significa que o Espírito se retirará da terra. Joel 2:28-32 confirma o que acontecerá o contrário: apesar do Espírito não mais restringir a vinda do anticristo, Ele será intensificado para convencer ainda mais a população pós-Arrebatamento do pecado, da justiça e do juízo.

"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar."

Cremos que Joel 2:28-32 é uma profecia que se cumpre na Tribulação e não é algo particular ao Pentecostes somente, pelos seguintes motivos:

  • Em Atos 2:17-21, Pedro cita os mesmos trechos de Joel 2:28-32 não somente para citar que tal fato aconteceu no dia de Pentecostes, mas principalmente para responder ao escarnecedor em Atos 2:13 que nos últimos dias o que o escarnecedor viu começar a acontecer no Pentecostes se estenderá com ainda mais intensidade até que Cristo retorne. Pedro muda a palavra "depois" de Joel 2:28 para "nos últimos dias". Toda vez que a expressão "últimos dias" aparece na Bíblia, corresponde aos momentos que antecedem a segunda vinda de Cristo, ou seja, o final dos tempos
  • Ainda sim, existe mais um fator que denota que Joel 2:28-32 se refere mesmo ao fim dos tempos. Em Atos 2:20 Pedro menciona que o sol se converterá em trevas e a lua em sangue. Este fenômeno somente ocorrerá em Apocalipse 6:12, durante a Tribulação. Portanto, Atos 2:17-21 não poderia se referir somente à época do Pentecostes. Seria incorreto afirmar isso. O que é interessante nisso é que os apóstolos sempre olham para o futuro, ou seja, não é um saudosismo de quando Jesus foi embora, mas a certeza de que Ele voltará. É o alimento da nossa fé

5. O Arrebatamento é o evento que iniciará o período de Tribulação?

Resposta: Não. O evento que inicia os sete anos de Tribulação é o acordo de paz entre o anticristo e Israel, que está em Daniel 9:27:

"Este rei fará um acordo com o povo, de sete anos; mas depois de decorrer metade desse tempo, denunciará o tratado e proibirá os judeus de fazerem qualquer sacrifício ou oferta; posteriormente, como cúmulo das suas terríveis acções, o inimigo profanará completamente o santuário de Deus. Mas quando chegar o tempo determinado nos planos de Deus, o julgamento do Senhor será derramado sobre esse assolador visão de Daniel de um homem."

O Arrebatamento acontecerá antes da Tribulação (clique aqui para saber detalhes), conforme nos garante a Palavra. Porém, a Bíblia não nos diz quanto tempo o Arrebatamento acontecerá antes da Tribulação.

6. Os novos convertidos (durante o período de Tribulação) poderão fugir ou traçar planos de fugas contra a perseguição do Governo do Anticristo, seja morando nas cavernas, porões, florestas etc.?

Resposta: Ao que tudo indica, sim. A hipótese baseia-se no texto de Mateus 25:31-34:

"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo."

O texto faz menção ao Aparecimento Glorioso de Jesus na terra, depois dos sete anos de Tribulação. A partir do momento que Jesus separa as ovelhas para a direita para reinarem com Ele, significa que serão crentes (novos convertidos) que sobreviveram à perseguição do anticristo. De alguma maneira se esconderam durante a Tribulação. Os crentes antes da Tribulação já foram escolhidos muito antes no Arrebatamento.

7. Existe alguma restrição contra a gravidez durante a Tribulação? O Jesus quer dizer quando menciona as passagens seguintes?

"Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado..." (Mateus 24:19-20)

"Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo." (Lucas 21:23)

Resposta: O cenário que Jesus aborda aqui em Mateus 24:19-20 é o caos estabelecido durante o período de Tribulação: as guerras, as perseguições do anticristo aos que ficaram para trás. É uma mensagem destinada àqueles que perderam o Arrebatamento, foram pegos desprevenidos porque não vigiaram e não oraram, aguardando a segunda vinda de Jesus e não foram arrebatados – foram deixados para trás. Jesus não diz literalmente que não pode haver gravidez nestes dias, mas tudo é risco durante a Tribulação.

Ele mostra que toda mãe grávida ou que estiver amamentando neste período de Tribulação terá dificuldade de fugir (deslocar-se) da perseguição do anticristo nestes dias de grande Tribulação (veja Mateus 24:21). Da mesma forma, o inverno na região de Israel, alem de muito frio é chuvoso e dificulta ao máximo as viagens, quanto mais fugas desesperadas por causa da ira do anticristo contra o povo judeu (Lucas 21:23).

Lembre-se que Jesus falava aos judeus: Sobre o sábado, existia uma lei judaica que proibia começar qualquer viagem no sábado que fosse mais distante que 1 km. Então, era outro fator que dificultaria a fuga dos judeus da perseguição do anticristo. Esta explicação foi extraída da Bíblia de Estudo Almeida. O texto de explicação da Bíblia também sugere este mesmo versículo (Mateus 24:20) sendo remetido à perseguição romana entre 66-70 d.C, quando o templo judeu foi desmontado pelos romanos para se saquear o ouro. Mas o texto se refere principalmente ao final dos tempos.

8. O livro "Código da Bíblia", de Michael Drosnin, pode ser tomado como base para o estudo de profecias sobre o final dos tempos?

Resposta: Alguns irmãos nos perguntaram acerca deste livro. Eu (Marcelo) escrevo dando minha opinião sobre o assunto:

Eu não li o livro (folheei algumas páginas nas livrarias), mas vi um especial muito bom no Discovery Channel recentemente. Basicamente, quem inventou este código foi um professor judeu de uma faculdade de Jerusalém. O que ele fazia era pegar o texto original do Velho Testamento (em hebraico massorético – não o hebraico atual) e através de fórmulas matemáticas que juntam cadeias de caracteres hebraicos, formou nomes ligados com fatos, como a morte do premier israelense Ytzhak Rabin. Segundo o jornalista Michael Drosnin, isto mudou “a vida dele” porque previram o fato 8 meses antes de ocorrer. Após o ocorrido, Drosnin então bancou financeiramente o professor para seguir adiante com a pesquisa, resultando nos dois livros.

O segundo volume traz coisas estranhas, como contatos com extraterrestres – coisa que eu era adepto (ufologia) muito antes de me converter a Cristo, e quando fui ministrado individualmente para libertação no Ministério Ágape Reconciliação, da Dra. Neuza Itioka, tive que renunciar formalmente no mundo espiritual à ufologia porque me explicaram claramente e provaram perante a Bíblia que os tais seres extraterrestres eram manifestações demoníacas materializadas, bem como as manifestações luminosas no céu. Materialização de demônios ocorrem sim (leiam Filho do Fogo, de Daniel Mastral para mais detalhes). Quem não conhece ou ouviu falar de antepassados que viram lobisomens etc.? Viram demônios materializados. Ou seja, Satanás opera falsos milagres para afastar homens e mulheres do evangelho. Graças a Deus, mesmo quando era adepto da ufologia, não vi nenhum ser extraterrestre. Deus já me protegeu mesmo antes de me converter a Ele!

Voltando ao assunto... Apesar do fato da morte do premier israelense ter realmente acontecido, eu tenho minha opinião sobre o livro de Drosnin:

Pode até ser que os fatos previstos em "Código da Bíblia" venham mesmo a ocorrer. Só que existe um detalhe importante: em Mateus 24:36, Jesus diz que o dia e a hora só Deus pai sabe. Prefiro ficar com o ponto de vista da Bíblia. Agora, nos últimos tempos, aparecerão muitos autores querendo estabelecer as datas do final dos tempos e vão contra a Bíblia.

O livro de Michael Drosnin sempre cita datas futuras em vários fatos que encontra no código, o que vai contra a Palavra. Eu adoto a posição pré-tribulacionista e creio veementemente que estaremos arrebatados antes que o anticristo assuma o poder mundial. Ou seja, poderemos até conhecer quem será o anticristo, mas não seremos afetados pelo seu governo mundial.

Outro argumento forte que tomo para não me basear no livro de Michael Drosnin é o seguinte: A Palavra de Deus é revelação para todo aquele que a lê, seja em quaisquer idiomas que a Bíblia seja traduzida. Para descobrirem as “profecias” que Michael Drosnin e o professor descobriram, todos os cristãos teriam que ler o Velho Testamento somente no hebraico massorético (língua morta no dia de hoje) e ainda serem mestres em algoritmos computacionais para descobrirem as profecias. Se fosse assim, a Bíblia perderia o seu efeito profético ao ser traduzida para os idiomas atuais, e invalidaria o que Jesus disse em Mateus 24:35:

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”

Também invalidaria o que está em Isaías 40:8:

"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."

Isaías 40:8 é texto do Velho Testamento, que era hebraico massorético originalmente e está em Português agora. Se fosse assim como o livro de Drosnin propõe, a Palavra perderia seu efeito atual e não veríamos o que (glórias a Deus!) continuamos a ver nas igrejas: curas, libertação, Deus agindo e sendo glorificado pelo seu Povo!

Então, creio que o livro de Michael Drosnin é bom como caráter infomativo, a titulo de curiosidade, mas não para ser tomado ao pé da letra como verdade. Veja, esta é somente minha opinião sobre o assunto. Pelo fato do meu chamado ser sobre final dos tempos, eu sempre procuro me estabelecer dentro da Palavra tomando cuidado ao máximo para não inserir conceitos de fora que possam contaminar a essência de como a Palavra mostra os eventos do final dos tempos.

Então o conselho que posso dar a respeito de livros publicados sobre final dos tempos é sermos cautelosos: vermos se estão realmente na Palavra ou não. Uma das técnicas que Satanás usa para afastar os homens e as mulheres do evangelho é através da contaminação. Muitos livros sobre final dos tempos (e também sobre outros assuntos) tiram os versículos do contexto original e explicam – assim é também contaminação.

Texto

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Os sinais queda da babilônia religiosa



As vozes da queda da babilônia

Referência: Apocalipse 18.1-24

INTRODUÇÃO

1. A Babilônia é mais um símbolo do que um lugar. Babilônia refere-se à Babilônia dos tempos de Babel, à Babilônia de Nabuconodosor, a senhora do mundo; a Roma dos Césares, a Roma dos papas e a todos os impérios do mundo que se levantaram contra Deus e sua igreja. A Babilônia aqui não é apenas a Babilônia escatológica, mas a Babilônia atemporal, o mundo como centro de sedução em qualquer época.
2. Babilônia aqui é um símbolo da rebelião humana contra Deus. É o sistema do mundo que opõe contra Deus. No capítulo 17, Babilônia era a grande Meretriz, a religião apóstata, em contraste com a Noiva do Cordeiro, a igreja verdadeira.
3. No capítulo 18, a Babilônia é o mundo, a cidade da luxúria, a morada dos demônios em contraste com a Nova Jerusalém, a cidade santa, a morada de Deus.
4. No capítulo 18, João ouviu quatro vozes que sintetizam a queda da Babilônia.

I. A VOZ DA CONDENAÇÃO – V. 1-3

1. A queda da Babilônia é um fato consumado nos decretos de Deus – v. 2
• A queda aqui não é apenas aquela prevista por Isaías (Is 13:19-22) e Jeremias (Jr 51:24-26), a Babilônia história. A queda aqui não é apenas a previsão da queda de Roma, a Babilônia simbólica (Ap 17:18), mas é a queda da Babilônia escatológica, o sistema religioso, econômico e político sem Deus e anti-Deus (Ap 18:2).
• Essa queda já havia sido declarada (Ap 14:8; 17:16). A queda é um fato consumado na mente e nos decretos de Deus, como o é a nossa glorificação.

2. A Babilônia, torna-se morada de demônios enquanto a igreja é a morada de Deus – v. 2

• A igreja, a Noiva do Cordeiro, é a habitação de Deus (Ap 21:3), enquanto a Babilônia, a grande Meretriz torna-se habitação de demônios e aves imundas, símbolo dos demônios (Mt 13:31-32).
• Isso significa um lugar totalmente destituído de Deus, da sua Palavra e do seu povo.

3. A queda da Babilônia é em razão da sua devassidão moral, espiritual e econômica – v. 2-3
• O sistema religioso e econômico da Babilônia poluiu o mundo inteiro. Esse sistema intoxicou as pessoas do mundo inteiro, levando as pessoas a adorarem o dinheiro e se prostrarem diante de outros deuses. Os homens tornaram-se mais amantes dos prazeres do que de Deus (2 Tm 3:4). Exemplo: o dinheiro é o maior senhor de escravos do mundo. Ele é um deus.
• Os homens embriagados pelo espírito da Babilônia amaram o mundo e as coisas que há no mundo. Foram dominados pela concupiscência dos olhos, da carne e soberba da vida (1 Jo 2:15-17).
• Mas esses prazeres jamais puderam satisfazer o coração dos homens. No dia que esse sistema cair, eles ficarão totalmente desolados.
• Impiedade sempre vem acompanhada de perversão. Quando a religião abandona a verdade, ela entra pela porta da perversão.

II. A VOZ DA SEPARAÇÃO – V. 4-8

1. A ordem de Deus é para sua igreja sair desse sistema do mundo – v. 4
• Em todo o tempo a igreja de Deus deve aparte-se do mal, do sistema do mundo, da falsa religiosidade. No pecado nunca existe verdadeira comunhão. Exemplo: Não ganhamos o mundo sendo igual ao mundo.
• Esse sair não é geográfico. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
• Sair da Babilônia significa não participar dos seus pecados, não ser enganado por suas tentações e seduções.
a) Deus mandou Abraão sair da sua terra e do meio da sua parentela para conhecer e servir o Deus vivo (Gn 12:1).
b) Deus mandou Ló deixou Sodoma antes dela ser destruída pelo fogo (Gn 19:14).
c) Deus mandou Israel sair do Egito e não se misturar com as nações pagãs nem adorar os seus deuses.
d) Deus ordenou a sua igreja a afastar-se desse sistema religioso e mundano (2 Co 6:14-7:1).

2. Deus não apenas ordena a igreja a sair da Babilônia, mas dá razões para isso – v. 4-8
a) Para que a igreja não se torne cúmplice de seus pecados (v. 4) – Participar da Babilônia significa ser igual a ela e afundar com ela. O crente não pode torna-se participante dos pecados do mundo. Ele é santo, separado, diferente. Ele é sal e luz. Ele foi resgatado do mundo. Está no mundo, mas não é do mundo. Agora é luz no meio das trevas.
b) Para que a igreja não participe dos flagelos que sobrevirão à Babilônia (v. 4) – Deus pacientemente suportou os pecados da Babilônia. Mas o dia do juízo virá e então, ele sofrerá os flagelos da ira de Deus. Deus a julgará quando o cálice de seus pecados transbordar (v. 5). Os que põem seu coração no mundo sofrerão terríveis consequências. Vão ser condenados com o mundo. A Babilônia semeou, ela vai colher!
c) Para que a igreja entenda quais são os critérios do julgamento divino (v. 6-8) – Quais são os pecados específicos que Deus julgará? 1) Orgulho – (v. 7) – A soberba é a porta de entrada da tragédia. O culto de si mesmo é abominável para Deus. Ela não deu a Deus a glória e agora está sendo destruída. O mundo está sempre ostentando sua riqueza, seus banquetes, suas festas, seu brilho. Mas Deus resiste ao soberbo. 2) O culto ao prazer e à luxúria – (v. 7) – O sistema do mundo enxerga os bens materias e os prazeres do mundo como as coisas mais importantes da vida. Elas trocam Deus pelo prazer. Mas no dia final esses prazeres não poderão satisfazer nem darão segurança.
d) Para que a igreja entenda que o juízo de Deus virá repentinamente (v. 8) – O povo de Deus não demorar-se em sair desse sistema do mundo, porque o juízo de Deus cairá sobre ele repentimente e desmantelará num só dia (Is 47:9; Jr 50:31). Quando chegar o dia do juízo não haverá escape da ira de Deus. Como diz a Escritura: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10:31).

III. A VOZ DE LAMENTAÇÃO – V. 9-19

• Esse parágrafo mostra o lamento dos reis, dos mercadores e dos marinheiros ao verem a derrocada da Bibilônia e futilidade de seus investimentos. Ao mesmo tempo, mostra o grito de vitória da igreja de Deus no céu (v. 20). Exemplo: a parábola do rico insensato: Louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tu prepaste para quem será?

1. O lamento dos reis e dos homens poderosos, homens de influência da terra – v. 9-10
• Esses reis são os políticos e aqueles que se renderam às tentações da Babilônia e desfrutaram de seus deleites.
• Babilônia ou Roma aqui é visto como o sistema político que se associou com o mundo. Os políticos governados pela luxúria, ganância e soberba vão ficar amedrontados com esse sistema entrar em colapso e vão chorar e lamentar em alta voz(v. 9,10).
• Roma era o centro do comércio e da política nos dias de João. Era conhecida pela sua extravagância e luxúria. Política e economicamente as pessoas eram dependentes de Roma.

2. O lamento dos mercadores – v. 11-16
• Os mercadores aqui sãos os empresários, negociantes e todos aqueles que têm colocado o coração nas mercadorias e deleites do mundo. Eles choram porque de repente suas mercadorias vão ficar sem valor (Lc 12:16-21). De repente tudo aquilo que lhes proporciona prazer vai desaparecer. Aquilo em que confiam e em que tinham prazer não vai poder salvá-los.
• A Babilônia, o mundo louco pelo prazer, vai ficar completemante desamparado. João cita aqui 30 artigos de luxo. Na contagem o número 4 desempenha um papel importante.
a) Quatro artigos de jóias (v. 11-12) – mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas.
b) Quatro tecidos de luxo (v. 12) – linho finíssimo, púrpura, seda, escarlata. Foi assim que a Meretriz se vestiu (17:4), mas essas coisas não têm valor permanente.
c) Quatro artigos para ornamentação (v. 12) – toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore.
d) Quatro artigos cosméticos (v. 13) – canela de cheiro, incenso, unguento e bálsamo.
e) Quatro artigos de cozinha (v. 13) – vinho, azeite, flor de farinho e o trigo.
f) Quatro artigos de mercadoria viva (v. 13) – gado e ovelhas, escravos e almas humanas. Os mercadores negociam até mesmo os homens como escravos como se fossem mercadoria. No Império Romano havia 60 milhões de escravos. Fazem tudo e qualquer coisa com o fim de se enriquecerem.
• Esta lista de carregamentos que pertencem à Babilônia e perecem inclui: 1) Reino mineral: ouro, prata, pedras e pérolas; 2) Reino vegetal: linho, seda, púrpura e escarlata; 3) Reino animal: gado, ovelhas e cavalos; 4) Reino humano: os corpos e as almas dos homens. Por isso quando a Babilônia perece o caos econômico é completo. Aqui está a queda de todas as Babilônias. É a queda final do reino do anticristo. É o fim de todas as coisas.

3. O lamento dos homens de navegação – v. 17-19

• Mencionam-se quatro classes: os pilotos, os passageiros dispostos a negociar, os marinheiros e os que ganham a vida no mar, a saber, os exportadores, os importadores, os pescadores e os mergulhadores em busca de pérolas.
• O desespero dos ímpios que colocaram sua confiança na riqueza e nos prazeres do mundo – Posto que os homens ímpios colocam toda a sua esperança nas riquezas e prazeres desta vida, quando o mundo e as coisas que há no mundo passarem, eles perecem juntamente com o mundo. A única coisa que vai lhes restar é um doloroso lamento (v. 18-19).

IV. A VOZ DA CELEBRAÇÃO – V. 20-24

1. Em contraste com o lamento dos ímpios, a igreja no céu está celebrando a vindigação da justiça divina – v. 20
• A Babilônia que se embriagou com o sangue dos santos e perseguiu a igreja agora está completamente desamparada. A justiça de Deus foi vindicada. O mundo passa. A Babilônia cai, mas a igreja de Cristo canta.
• Esta celebração não é o grito da vingança pessoal, mas o regozijo pelo justo julgamento de Deus.

2. A ruína total da Babilônia demonstrada – v. 21
• Assim como uma pedra arrojada no fundo do mar, Babilônia cairá para não mais se levantar. Depois da morte vem o juízo e depois do juízo vem a condenação eterna.

3. A Babilônia torna-se o lugar onde todas as coisas boas estarão ausentes – v. 22-23
a) Não tem música – Lá só se ouve voz de lamento, e não voz de harpistas.
b) Não tem arte criadora – Lá não tem artífice.
c) Não tem suprimento – os moinhos já não movem mais. No passado Babilônia era o mercado do mundo. Agora está como deserto.
d) Não tem luz – As trevas são um símbolo da efusão final da ira de Deus. Deus é luz. Condenação eterna é ir para as trevas eternas, trevas exteriores. Essas trevas espessas durarão eternamente.
e) Não tem relação de amor – Não tem casamento, nem poesia, nem sonhos.

4. Babilônia, o sistema destruído do mundo, é um símbolo da oposição a Deus e à sua igreja – v. 23b-24
• Babilônia é a sede da feiçaria, o espírito que substitui Deus por magias e também o centro de perseguição à igreja, onde os profetas e santos foram mortos.
• O ponto principal que devemos observar é que este mundo arrogante e sedento de prazer, perecerá com todas suas riquezas e prazeres sedutores, com toda a sua cultura e filosofia anti-cristãs, com suas multidões que têm abandonado a Deus e vivido conforme os desejos da carne. Os ímpios sofrerão penalidade eterna. Assim Deus disse, assim Deus fará.

CONCLUSÃO

1. No capítulo 17 vimos que a Babilônia como a grande Meretriz, a religião prostituída e apóstata foi destruída.
2. No capítulo 18 vimos que a Babilônia como sistema político e econômico que se substitui Deus pelo dinheiro, poder e prazer entrou em colapso.
3. O mundo que tem zombado da igreja, que ridicularizado a igreja, que tem seduzido os homens e perseguido a igreja já está com sua derrotada decretada.
4. A grande pergunta é: Você é um cidadão da grande Babilônia, a cidade condenada ou cidadão da Nova Jerusalém, cidadão do céu?